Podcast CBN

Inocência não é sinônimo de imbecilidade

09/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre notícia falsa, a alegação interesseira. A inocência é uma condição que não traz nenhum movimento de culpa. A imbecilidade é uma prática intencional. Quando se fala da preferência de Deus pelos inocentes é muito diferente de supor que a preferência seja pelos imbecis. Essa é concretamente uma notícia falsa.

A traição é um conteúdo fugaz

08/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre êxito precário, o conteúdo fugaz. Maneiras de se conduzir nas relações, nos acertos, nas negociações, na convivência. Ele faz uma reflexão sobre pessoas que não levam em conta princípios de lealdade, no caso, a traição.

Os que se acham espertos não conseguem enganar o tempo todo

07/07/2021

Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre ferramenta limitada, o recurso extinguível. O professor destaca o comportamento de pessoas que passam um bom tempo buscando driblar caminhos, fazendo uso da esperteza. O francês La Rochefoucauld, um dia escreveu: o uso frequente da astúcia é sinal de pouca inteligência. E, quase sempre, quem se serve dela para cobrir-se de um lado, acaba se descobrindo do outro.

Tolice é imaginar que só é inteligente quem pensa como você

06/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre limitação mental, a restrição desfocada. Ele faz uma reflexão sobre a incapacidade de perceber outras compreensões, não necessariamente para acatá-las, mas para poder sobre elas meditar, levar em conta aquilo que não coincide com o que pensamos. Essa forma de limitação é absolutamente perigosa.

Qual é o nosso legado para as crianças?

05/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre legado decente, sentença direta. Ele faz uma reflexão sobre o que deixaremos para as gerações mais jovens. Nós seremos avaliados pelo que fizemos, pelo que deixamos de fazer, pelas tarefas que cumprimos ou deixamos de cumprir. Essa sentença é muito direta.

Família, filhos, home office e a convivência em meio à pandemia

02/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre constatação súbita, a noção necessária. Comentarista faz uma reflexão sobre os aborrecimentos da convivência doméstica em tempos de recolhimento. A constatação que fica é que educar dá trabalho.

A inteligência, a ironia e a ilusão

01/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ironia aplicável, a adequação eventual. Há pessoas que são irônicas em relação ao próprio conhecimento e outras são autoiludidas, imaginam ser mais espertas, do que de fato são.

Que a dignidade tenha sua presença e a justiça não se ausente

30/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre conformidade injusta, o costume malévolo. Comentarista sugere a reflexão entre justiça e injustiça. A gente se acostuma com coisas que podem conduzir a um caminho desastroso.

Como medir a decência?

29/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre aferidor ético, a decência comprovada. Existe alguma referência para dizer que uma pessoa é respeitável?

Enganar-se por desejo e também ser enganado

28/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre atração perigosa, a inclinação enganosa. Cortella faz uma reflexão de situações que não sendo verdadeiras nos seduzem. Situações que trazem um nível de atratividade que acabam tendo também um nível de prazer e de desejo.