Podcast CBN

O vivendo e aprendendo tem alguma eficácia, mas não o tempo todo

11/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre aprendizado relativo, a justificativa escondida. A viagem é uma ocasião de aprendizado, mas é preciso cautela para não se expor em meio à pandemia.

Há pessoas que são ignorantes porque fazem esse tipo de opção

10/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre limitação voluntária, a reclusão decisiva. Pessoas que escolhem o desconhecimento, não são pelo desconhecimento vitimadas?. Ele cita um trecho do livro ?A vaca e o hipogrifo, do poeta Mario Quintana, para auxiliar na reflexão.

Uma nação não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma

09/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre presença insidiosa, a atitude destrutiva. Pessoas que dentro de suas funções, em qualquer lugar, deixam de fazer o que precisa ser feito e sempre apontam a responsabilidade para fora dela mesma. Cortella cita um longo trecho da obra ?As Catilinárias?, do filósofo Cícero.

Seria o mal um projeto deliberado ou fruto do acaso?

08/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre ação intencional, o resultado doloso. Cortella cita um trecho de uma série de correspondências do economista Ferdinando Galiani: se o mundo fosse realmente governado pelo acaso não haveria tantas injustiças.

Em um tempo de maior liberação, quem seria a tua companhia?

07/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre foco explicativo, a nitidez moral. Nós explicamos uma parte do modo como somos a partir das nossas companhias. Cortella detalha que a nossa transparência também fica provada em função de com quem nós nos expomos, com quem fazemos os nossos acordos, as nossas amizades, as nossas alianças, com quem partilhamos os nossos afetos.

A alternância do ridículo é uma das coisas que dá graça a nossa existência

04/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre o ridículo alternado, o desastre recíproco. Mesmo em tempos difíceis, agoniantes, ainda assim, o humor precisa e pode vir à tona.

É preciso um esforço urgente para não admitir a persistência do danoso

03/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre esforço urgente, a presença incômoda. Tem coisas que precisamos tirar da frente, mesmo que exija esforço, produza desgaste.

Não basta querer, é preciso refinar a competência

02/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre preparo necessário, a disposição prévia. Embora isso pareça nitidamente evidente, ainda assim é muito esquecido. Cortella acrescenta que somente desejar não é a condição da realização de algo. A competência precisa ser trabalhada, construída, edificada.

Bem que eu tinha dito...

01/12/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre profecia posterior, a lógica evidente. Essa perspectiva leva sempre ao chamado profeta do depois da hora. Para reforçar a reflexão, Cortella cita um trecho de Guerra e Paz, de Liev Tolstói.

O belo espetáculo da livre escolha

30/11/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre arte política, a decisão autônoma. A possibilidade da democracia ser vitoriosa independentemente do resultado final, desde que, ele tenha sido decente, correto e honroso para uma comunidade de vida.