Podcast CBN

A guerra não precisa de razões

23/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre geração perigosa, a motivação interior. Aquilo que sendo danoso está presente e que se multiplica a partir da força da própria insegurança que produz ou da própria condição bruta que deseja seguir.

Quem é temido também tem de temer

22/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre alerta constante, o risco contínuo. Circunstâncias em que nos colocamos vulneráveis exatamente porque nos entendemos invulneráveis. Ele explica que a nossa vulnerabilidade aumenta quando o poder que construímos é marcado mais pela ameaça do que pela legitimidade.

O silenciar como forma de driblar o que tem que ser dito

21/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre admissão tácita, o indício mútuo. Aquilo que quando não se pronuncia aí é que está, de fato, se pronunciando?. O silenciamento que indica algum tipo de temor, algum tipo de culpabilidade, algum tipo de postura em alguns momentos em que não se deseja entrar em confronto. Mas nem sempre o silêncio é uma forma de evitar um confronto.

O ser humano é frágil, mas pensa

20/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre fraqueza superável, a fragilidade evidente. Momentos em que notamos o quanto a vida humana é frágil, mas, por outro lado, entendemos que, de alguma maneira, com alguma trilha, essa nossa fraqueza será ultrapassada.

Uma palavra que não diz nada, mas conforta

19/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre retórica vazia, o pensamento enganador. Palavras que chegam, mas que não dão o caminho da iluminação, do conhecimento, um pensamento enganador.

A relação de credibilidade com a ciência

16/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ação eficaz, a solidez científica. Comentarista destaca que a relação com a ciência não é uma entrega irrefletida, mas a possibilidade de uma ação eficaz.

Parece, mas não é

15/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre parecença equivocada, a dissimulação interesseira. Alguns modos de convivência e relação que parecem ser autênticos parecem ser sinceros, mas não o são.

A importância de zelar pela liberdade

14/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre posse fugaz, o escape veloz. Ele destaca que a ideia de liberdade é a garantia da ação de cada cidadão naquilo que é direito individual. Melhor acautelar e evitar a perda da liberdade.

Sobreviver e viver

13/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre imperativo moral, o dever púbico. Ele faz uma reflexão sobre sobreviver, no sentido de manutenção das condições de vida, da integridade física, e viver? no sentido mais específico, daquilo que permite a dignidade, a possibilidade de autonomia. Não há liberdade sem condições econômicas de sobrevivência.

A força e a fraude

12/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre engano proposital, a energia dissuasiva. Circunstâncias em que alguém ou um grupo, uma estrutura, eventualmente, uma nação busca dominar um grupo que a ela se oponha. Muitas vezes a fraude vem com mais força do que a própria força