Podcast CBN

Em tempos de quarentena, é preciso evitar a burrice monumental

23/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre a ideia que vai contra a evidência, que colide com o que se entende como correto, razoável e necessário, mas que acaba sendo mostrada como exemplo. Ele diz que ninguém está imune a uma tolice dessa natureza, mas, quando existe a necessidade de maior cautela em relação ao que dizemos, temos que ficar mais atentos.

Elogio sem fundamento é uma sedução rentável

22/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre as pessoas que fazem elogio para obter algum favor. Ele alerta que é preciso fazer uma reflexão para ver se o elogio tem fundamento sólido para não gerar ilusão e trazer vantagem para o adulador.

A chateação direta do convívio forçado

21/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre esse momento em que vivemos mais reclusos para a nossa proteção, mas destaca que essa convivência também traz várias perturbações. Por isso, ele avalia que, muitas vezes, a diplomacia é necessária para que a sinceridade não seja áspera.

A postura, sendo ignóbil, envergonha

20/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre as pessoas que são capazes de pensar de uma forma e agira no sentido oposto. Segundo ele, esse comportamento simulado é pouco honroso e lembra uma frase do escritor francês Stendhal: esse ignóbil baile de máscaras que se chama sociedade.

A esperança viva intendente que de uma crisálida pode vir uma bela borboleta

17/04/2020

Mario Sergio Cortella compara o tempo que não podemos sair por causa do isolamento para combater o coronavírus com o tempo das dores da crisálida, estágio que alguns insetos têm, antecedendo a formação dele. Cortella ressalta que o momento deixa os insetos imóveis, que precisam saber aguardar o tempo de sair para que possam viver bem.

A necessidade de um projeto nacional neste momento de crise

16/04/2020

Mario Sergio Cortela comenta que a nação precisa proteger o agora e cuidar do depois. Ele cita uma frase de Lúcio Cardosos que diz que um país com fome de futuro, é um país que existe.

O imponderável exige mais inteligência para enfrentar a crise

15/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre planos, projetos e processos para enfrentar o que vivemos que vêm à tona e alerta que nem sempre o que planejamos acontece da forma que desejamos. Isso exige uma inteligência mais poderosa que em outros tempos.

As saudades na quarentena

14/04/2020

Mario Sergio Cortella comenta que o isolamento nos faz perceber a saudade de coisas e situações que não fazíamos ideia que sentiríamos falta.

A falsa adesão ao isolamento social é imoral

13/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que simulam concordar com algo, mas que não praticam. Ele afirma que essas pessoas chegam até considerar a conduta correta, porém não aplicável a elas.

Substância dolorida: o material saudoso

10/04/2020

A arte que ganha também sua argamassa quando é lembrada pelas perdas.