Podcast CBN

Depressão e Suicídio

04/08/2021

CONTEÚDO DE MARCA - No segundo episódio da série Saúde Mental é Real, apresentado pela Amil, o médico psiquiatra Dr. Nelson Goldenstein e psicólogo Igor Cardozo dos Santos falam sobre como a depressão pode gerar incapacidade e até levar ao suicídio.

Subserviência ou acolhimento?

04/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre aceitação passiva, o apequenamento voluntário. Circunstâncias na vida em que somos avaliados e admitimos essa apreciação sem nenhum tipo de percepção crítica, sem nenhum tipo de filtro.

Guardar o bônus e afastar o ônus

03/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre desvio proposital, a ação indireta. A reflexão é sobre pessoas que no exercício das atividades assumem apenas aquilo que as beneficia e, de modo algum, o que implicaria em algum tipo de desgaste.

A legitimação do poder

02/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre reconhecimento tácito, a legitimidade verdadeira. Autoridade e respeito são condições que não podem ser tomadas, elas são ou conquistadas ou outorgadas por um grupo, pessoa ou estrutura.

É preciso viver os sentimentos com intensidade

30/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre introspecção danosa, o fechamento dolorido. A reflexão é sobre a necessidade de externar o sofrimento. Em tempos de marcas ruins, dores, cicatrizes, perdas, uma tendência é se fechar dentro do próprio sofrimento.

O desespero da urgência é inclemente

29/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre condição favorável, a situação protetiva. Circunstâncias em que nos encontramos mais protegidos e, portanto, fica mais fácil avaliar a conduta de outras pessoas.

Luto na Covid

28/07/2021

Conteúdo patrocinado. Neste episódio, a série Saúde Mental é Real traz um tema extremamente necessário: as perdas e Luto na pandemia. Como lidar com a perda, às vezes, repentina e com a dor de um luto sem direito a despedida?

Se eu decido não decidir, por mim será decidido

28/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre conivência ativa, a neutralidade participante. Quem se diz neutro sobre uma ideia dominante, beneficia quem está no poder.

O que fazer ao descobrir que o outro tem razão?

27/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre compreensão desagradável, a noção ruim. Quando nos damos conta que algo, embora diferente do que tenhamos em mente ou tenhamos como compreensão, está correto. Isso exige uma tomada de postura, a alteração da rota. A teimosia quando colide com a realidade é algo que marca um momento muito mais danoso.

O barulho sem provas

26/07/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre alarido enganoso, a expressão ruidosa. Pessoas que em várias instâncias da vida tem colocações feitas em alto brado, mas não trazem as evidências. A reflexão é sobre o erro em acreditar que os que fazem mais barulho ao se lamentar a favor do público sejam os mais preocupados com seu bem-estar.