Podcast CBN

A quarentena nos ensina sobre acumulação e excesso em casa

07/05/2020

Mario Sergio Cortella afirma que, nesse momento em que temos que nos recolher, percebemos que temos mais coisas que necessitamos.

A importância da Ciência para a humanidade

06/05/2020

Mario Sergio Cortella fala que a ciência ajuda a proteger a vida humana e faz com q a nossa existência não perca a vitalidade.

Uma balada a Mário Quintana

05/05/2020

Mario Sergio Cortella faz uma homenagem para o poeta Mário Quintana, que morreu há 26 anos, e cita o escritor mineiro Paulo Mendes Campos que homenageou Quintana ainda em vida.

O poder obtido pelo voto não é ilimitado

04/05/2020

Mario Sergio Cortella fala que na democracia é preciso que a manutenção do poder tenha como fonte principal a outorga que vem por parte da população que elege. Ele ressalta que acima disso está a Constituição que nos estrutura, por isso o cuidado para que nos tempos de pandemia a gente não abandone a nossa referência democrática.

Parada compulsória imposta pela pandemia muda percepção sobre o trabalho

01/05/2020

Para Mario Sergio Cortella, a situação que vivemos hoje é um navegar sem parada, mesmo com um feriado no meio. Ele avalia que essa interrupção da maior parte das atividades faz a gente refletir também sobre como será a retomada.

A sabedoria é simples

30/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre a sabedoria antiga que nos auxilia a entender coisas que não exigem sofisticação intelectual. Ele ressalta que se a canoa virar, é bom ter alguém que saiba nadar por perto.

O desprezo pela dor alheia é uma ausência de compaixão desonrosa

29/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre o ato de olhar o sofrimento à nossa volta e ter capacidade de se afetar e tentar dar apoio. Ter sensibilidade para que o sofrimento no entorno não seja considerado pequeno não é ter pena, mas empatia, afirma.

A capacidade camaleônica de alguns em aderir a uma causa por conveniente

28/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que se aproximam de alguém pelo poder que tem ou pela vantagem que pode oferecer e que apresentam volatilidade de princípios e convicções.

A teimosia de quem ignora a ciência

27/04/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que arriscam a vida em nome de uma convicção e lembra que a noção de princípios está ligada à coincidência que a realidade oferece.

A necessidade de sonhar em tempos de isolamento

24/04/2020

Em meio a tantas dificuldades e ameaças à nossa possibilidade de convivência, quando, muitas vezes, o distanciamento se torna uma forma de solidão, o devaneio ajuda a obter serenidade. Mario Sergio Cortella explica que, sonhando, você traz à tona memórias e desejos que dão força para dar o próximo passo.