Podcast CBN

A ciência não tem pátria

18/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ideal urgente, conhecimento partilhado. A ideia decisiva nos tempos atuais mostra que a ciência não pode ser apenas um negócio. Cortella cita Louis Pasteur na reflexão.

As encrencas criadas pela civilização para se locomover

17/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre criação dúbia, a encrenca voluntária. Fazemos muitos e muitos meios de locomoção e eles são tantos e oferecidos com alguma facilidade que tudo trava?.

É triste não poder botar o bloco na rua, mas é necessário

16/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre reclusão forçada, a confusão viral. Nossa reclusão é força e protetiva, mas não significa que a gente não lamente. Cortella acrescenta que não é bom, mas é necessário; não é agradável, mas é decisivo.

Ponto facultativo é coisa típica do Brasil

15/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre princípio exclusivo, a presença atípica. Cortella explica que um princípio exclusivo do Brasil é a ideia de fazer uma ponte entre dois momentos de parada do mundo do trabalho

Em meio a dificuldade, a gente ainda alegra

12/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre vitalidade multiplicada, a capacidade maravilhosa. Momentos em que a gente gostaria de estar comemorando, cantando, dançando. Ainda assim, a beleza não pode de modo algum se ausentar.

Ouvir com os olhos...a estética tem seus requisitos

11/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre critério estético, a beleza requisitada. Na escrita, na fala, nós temos o que se chama de cacofonia, um vício de linguagem. Evitar a cacofonia não é preciosismo.

A terceira margem do rio, vendo além do sistema binário

10/02/2021

Inspirado em um dos textos mais importantes de Guimarães Rosa, Cortella fala sobre a relevância da reflexão na sociedade e nas redes sociais. Ele destaca que a nova rede social Clubhouse tem o poder de seduzir potenciais usuários. Seria a nova área vip do mundo virtual?

Todo efeito tem uma causa; é preciso identificar a fonte

10/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre fonte precisa, a origem necessária. ?Tudo que é bondoso tem autoria. Tudo que é danoso também tem autoria?. Cortella acrescenta que é preciso identificar a fonte na qual se origina aquilo que costuma fazer com que uma sociedade fique indefesa, uma comunidade fique fragilizada, uma família fique desamparada.

O poder exige parcimônia e generosidade

09/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre percurso recíproco, a advertência constante. Ele explica que o poder exige parcimônia para não se exorbitar e generosidade no uso para colocá-lo, de fato, como um serviço.

A decência cívica e o patriotismo autêntico

08/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre imperativo ético, a ação honrosa. Ele destaca que estamos vivendo momentos sérios, extremamente agudos, que exigem a capacidade de cuidar da integridade das pessoas, das estruturas e das instituições. É a hora de mostrar, de fato, quem tem decência cívica.