Podcast CBN

A solidão como uma escolha

27/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre desejo estranho, o isolamento benéfico. Há momentos em que se isolar é necessário como mecanismo de proteção. Cortella também cita um modo de isolamento intencional.

Tem gente que se acha...

26/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre soberba perene, a arrogância ardilosa. Tem gente que empina o nariz e supõe ser invulnerável a qualquer tipo de observação crítica e se coloca numa posição de não ser passível de equívoco.

Síndrome de Burnout

25/08/2021

CONTEÚDO DE MARCA - Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados pela sobrecarga de trabalho. Neste quinto episódio da série Saúde Mental é Real, apresentado pela Amil, a psicóloga Joelma Pinho Dantas e a médica psiquiatra Rosane Pereira Magalhães Tavares explicam o que é a síndrome, as causas e sintomas.

Os riscos da adoção de um credo pela ciência

25/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ação objetiva, conhecimento criterioso. A ciência é uma das formas mais eficazes de encontrar alternativas, soluções e caminhos. Não é possível falar em neutralidade cientifica, é possível falar em objetividade.

O que tira o seu sono?

24/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre vigília obrigatória, o repouso recusado. Ele cita as dificuldades e outras situações que causam inquietação, entre elas, a recusa a entender a importância de uma convivência numa sociedade que respeite o consenso e diga não a ruptura.

Otimismo não pode ser um autoengano

23/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ilusão persistente, o fingimento tolo. O otimismo não pode se confundir com ilusão. O otimismo é importante, mas não quando engana a si mesmo.

A religião e o sentido de relevância

20/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre valorização elevada, a religião animadora. O papel da crença, de um conjunto de circunstâncias de fé, em que nós indicamos que temos valia, que temos relevância.

Eu sou mais eu

19/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre egolatria expressiva, a vaidade solitária. A expressão eu sou mais eu pode sim ser colocada como declaração de capacidade, nem sempre ela está em um patamar ofensivo. Mas, em vários momentos, sugere uma adoração de si mesmo.

Dependência Química

18/08/2021

CONTEÚDO DE MARCA - No quarto episódio da série ?Saúde Mental é Real?, apresentado pela Amil, a Psicóloga Madalena Godoi, especializada pela Unifesp em Saúde Mental, estresse, dependência química e terapia cognitivo comportamental e o Diretor da Linha de Cuidados Mentais da Amil, o Médico Psiquiatra, Dr. Ricardo Martins Ouchi, falam sobre causas, sintomas e as consequências da Dependência Química. Além de ser considerada uma doença, a dependência química também é caracterizada como um tipo de transtorno mental.

De onde vem o poder do poder?

18/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre temor destemido, a percepção estratégica. Ele destaca que o autoritarismo em qualquer instância é um desvio do uso do poder e carrega uma ilegitimidade.