Podcast CBN

Em casa de enforcado, não se deve lembrar a corda

21/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que tentam apagar a evidência de algo que foi feito e tentam fazer sumir o que é nítido através de uma reação furiosa.

É bobagem discutir e tentar tirar ideias de alguém

20/05/2020

Mario Sergio Cortella fala que ao encontrar a teimosia mental de alguma pessoa, dá vontade de não discutir e não debater. Mas ele alerta que é necessário não desistir, apesar de ser um comportamento que desanima.

Legado familiar não é garantia de caráter

19/05/2020

É comum pensarmos que a criação e a herança familiar são determinantes para o caráter de alguém. Sobre isso, o filósofo Erasmo de Roterdã chegou a escrever que mau corvo, mau ovo. No entanto, Mario Sergio Cortella lembra que o legado pode ser evitado. Ouça o comentário.

Entendimentos fixos podem acabar se tornando movimentos quase religiosos

18/05/2020

Quando algumas crenças ou noções se tornam praticamente dogmas, podem acabar tornando o raciocínio muito rígido. Sobre a questão, Millôr Fernandes escrveu: Comunismo é uma religião igualzinha às outras. Para quem acredita, não precisa explicação. Para quem não acredita, não adianta explicação.

Vivemos a falta de valores éticos mais perenes para a coletividade

15/05/2020

Mario Sergio Cortella acredita que evidenciamos com mais clareza a ausência de valores éticos que poderiam nos ajudar a sermos melhores e minorar o sofrimento produzido pela desigualdade social.

A ciência é decisiva para enfrentar crises como a do coronavírus

14/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre a importância de um conhecimento estruturado que seja capaz de nos apoiar em momentos de dificuldade.

Como conviver no confinamento sem perder a liberdade

13/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que conseguem ter uma partilha agradável e uma divisão de tempo com outras pessoas que amenizam o isolamento. Ele ressalta que faz toda a diferença estar a dois com alguém que não nos sufoca.

A transferência da responsabilidade é um escape covarde

12/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que fazem algo e precisam assumir a responsabilidade e acabam desviando. Ele afirma que é uma forma de escape e ação indecente.

Se há concordância, não se pode reclamar de dano

11/05/2020

Mario Sergio Cortella afirma que não podemos nos omitir diante de ações que podem gerar consequências graves. Ele lembra que ?Quem cala, consente?.

O aumento do interesse por sexo durante a quarentena

08/05/2020

Mario Sergio Cortella comenta que dados estatísticos mostram o aumento do consumo de sites ligados à sexualidade em tempos de recolhimento. Ele cita Millôr Fernandes que diz que é completamente incompreensível o interesse pelo sexo depois de milhares de ano de uso.