Podcast CBN

Depressão em pessoas idosas

08/09/2021

CONTEÚDO DE MARCA - Talvez o sentimento de isolamento social seja uma novidade para os mais jovens, mas, no caso dos idosos, foi uma realidade que teve desdobramentos como: sentimento de tristeza, solidão, irritabilidade e inutilidade. Neste sétimo episódio da série Saúde Mental é Real, apresentado pela Amil, a psicóloga Marilia Batarra, especialista em atenção primária e atuação em saúde mental, e o médico psiquiatra Guilherme Itiro Malta Shirakawa, especialista em psiquiatria geriátrica pela Unicamp, falam sobre depressão em pessoas idosas.

O homem é o lobo do homem

08/09/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre condição arriscada, o dano possível. O resultado de ações individuais e coletivas. A necessidade de se produzir a harmonia na convivência. Cortella faz uma reflexão de que o homem é o lobo do homem no sentido de que nosso principal predador pode ser outro ser humano.

Autenticidade tem que ser concreta, não pode ser mera simbologia

07/09/2021

Professor Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre autenticidade concreta, o compromisso verdadeiro. Ele destaca que quando alguém assume um compromisso, ele não pode ser da boca para fora. Eurípides, poeta trágico grego, escreveu: minha língua jurou, meu coração não.

Toda iniciativa exige um tempo para refletir

06/09/2021

Mário Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre tempo meditativo, o raciocínio claro. Ele defende que é preciso que qualquer tipo de iniciativa não seja apressada e não se faça sem que haja uma reflexão. Descartes um dia escreveu: muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel.

Ser modesto é difícil

03/09/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre recado penoso, o atributo ambíguo. Comentarista faz uma reflexão sobre a modéstia. Não há possibilidade de exercer a modéstia sem que haja algum tipo de perturbação.

Vivemos tempos obscuros

02/09/2021

Mario Sérgio Cortella fala sobre percepção nublada, a apreciação subjetiva. Tempos, momentos que vivenciamos que nos parecem tenebrosos.

Ansiedade e depressão na infância

01/09/2021

CONTEÚDO DE MARCA - Muitas crianças nesse período de pandemia desenvolveram quadros mais graves: depressão, regressão de comportamentos, transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade. No sexto episódio da série Saúde Mental é Real, apresentado pela Amil, a psicóloga Jéssica do Nascimento Porto, especializada em psicopedagogia e neuropsicologia e a psiquiatra e psicanalista Adriana Regina Ferreira Marciano falam sobre ansiedade e depressão na infância.

A angústia diante das previsões para o futuro

01/09/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre reparação distante, a intromissão inviável. Previsão não é adivinhação, mas é preciso estar em estado de alerta. Noções sobre o que podem acontecer causam agonia.

O valor do tempo

31/08/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre uso relevante, o atraso imprestável. Ele fala sobre o uso desnecessário, perdido e desviante do tempo. Um atraso imprestável nas coisas que temos que fazer.

A obsessão pelo poder

30/08/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre obsessão malévola, a moléstia moral. Gente que se coloca quase numa perspectiva doentia na busca de algo que é imoral, que é o poder a qualquer custo.