Podcast CBN

É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade

04/06/2020

Mario Sergio Cortella analisa a superficialidade do equívoco em contraponto à densidade da exatidão. Para o pensador alemão Goethe, a verdade repousa no fundo e não é qualquer um que pode investigá-la.

Segredo bem guardado é aquele que não se conta a ninguém

03/06/2020

Na época em que as tecnologias incentivam a exposição, a privacidade é algo que deve ser cultivada - especialmente na intimidade. Como dizia Séneca, o que quiseres que outro cale, cala-o tu mesmo.

O espelho é um demônio mudo

02/06/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre ególatras e o perigoso encanto consigo mesmo. Ele ressalta que é preciso cautela para que a visão espelhada que não consegue olhar para além dela, não tenha predominância.

Ai daqueles que são motivo de escândalo

01/06/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre o que nos leva a tropeçar e que ofende a comunidade. Ele lembra que é preciso buscar responsabilidade e não imaginar que o escândalo ficará sem autoria. Para ele, se é uma ação danosa, há efeito e consequência.

Sem liberdade não há democracia

29/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre cidadania livre, igualdade política e dignidade partilhada. Ele cita o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, que disse ?como não gostaria de ser escravo, também não gostaria de ser amo.?

As amizades suspeitas

28/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que usam com facilidade o termo ?amigo?, mas que têm uma parcialidade e a relação degenera em uma ruptura que deixa até uma marca de ofensa.

O ato solidário durante a pandemia abençoa a vida

27/05/2020

Mário Sérgio Cortella comenta que muitas vidas que se perdem e outras que são abaladas, trazem traumas e cicatrizes, mas é possível ainda proteger e acrescentar vida para que a gente não perca a oportunidade de reinventar nossa condição de vivência.

A bagunça que ameaça a democracia e prejudica ainda mais as vítimas da pandemia

26/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre a necessidade de elaborar, inventar e reinventar nosso modo de vida, que edifique uma ordem que traga paz social e harmonia política, sem tanta discordância. A ideia é todo mundo junto, cada um a seu modo, numa direção que nos favoreça coletivamente.

O uso da autocrítica como disfarce para os grandes erros

25/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que assumem que não são perfeitas, mas que falam defeitos muito pequenos que parecem um disfarce que concretamente uma autocrítica. Ele alerta que o comportamento se assemelha ao de quem quer esconder algo mais significativo.

Consciência limpa não deve ter rotina de uso restrita

22/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que alegam ter a consciência limpa e sem mácula porque pouco usam a consciência. Ele ressalta que a falta de uso não é uma boa conduta.