Podcast CBN

Quem tudo quer, nada tem

04/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre atração danosa, a sedução imoral. Aquilo que leva alguém a ter uma obsessão por algo. Ele acrescenta que ?há um nível de imoralidade quando essa volúpia por tudo que está ao alcance chega em alguém e o captura?.

Capricho ou desleixo são hábitos

03/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre noção exata, a amostra presencial. Aquilo que só identificamos quando vamos até o lugar onde as pessoas estão, no modo como elas se relacionam com a sua família, no modo como cuidam da própria casa.

Quando pessoas tornam a convivência ainda mais difícil...

02/03/2021

Mario Sergio Cortella fala de suspiro eventual, o desejo possível. Ele faz uma reflexão sobre alguns momentos em que nos dá uma certa vontade de ter nascido em outro tempo.

A falta de disposição para ouvir o outro

01/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ruído contínuo, a distração desfocante. A incapacidade que muitas pessoas têm de prestar atenção em outras pessoas.

Com quem andas?

26/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre associação espantosa, a parceria insólita. Cortella destaca o campo das alianças e das convivências. Ele cita Millor Fernandes para ajudar na reflexão.

O triunfalismo tem que ser provado na prática

25/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre crença relativa, a postura triunfal. Uma visão sobre nós mesmos, dentro do Brasil, que em alguns momentos se aproxima de um triunfalismo.

A desordem traz desperdício de energia em tempos de crise

24/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre barafunda expressiva, a mixórdia robusta. Quando as coisas se misturam de um modo que tornam tudo muito mais desordenado, trazem ainda mais perturbação. Ele cita Machado de Assis para ajudar na reflexão.

Falta vacina porque não houve planejamento

23/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre constatação evidente, a raridade súbita. A reflexão envolve a questão da falta de vacina. Cortella destaca a ideia da previsão e a importância do planejamento.

O compadrio e o favorecimento mútuo

22/02/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre interesse recíproco, favorecimento mútuo. Ele cita os abraços, não como forma de afeto, mas como interesse recíproco.

Há uma agregação que se deseja, mas em alguns momentos ela tem que ficar escanteada?

19/02/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre agregação desejada, a junção protetiva. Cortella destaca que a convivência é necessária, mas agora precisa ser evitada.