04/12/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre o ridÃculo alternado, o desastre recÃproco. Mesmo em tempos difÃceis, agoniantes, ainda assim, o humor precisa e pode vir à tona.
03/12/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre esforço urgente, a presença incômoda. Tem coisas que precisamos tirar da frente, mesmo que exija esforço, produza desgaste.
02/12/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre preparo necessário, a disposição prévia. Embora isso pareça nitidamente evidente, ainda assim é muito esquecido. Cortella acrescenta que somente desejar não é a condição da realização de algo. A competência precisa ser trabalhada, construÃda, edificada.
01/12/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre profecia posterior, a lógica evidente. Essa perspectiva leva sempre ao chamado profeta do depois da hora. Para reforçar a reflexão, Cortella cita um trecho de Guerra e Paz, de Liev Tolstói.
30/11/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre arte polÃtica, a decisão autônoma. A possibilidade da democracia ser vitoriosa independentemente do resultado final, desde que, ele tenha sido decente, correto e honroso para uma comunidade de vida.
27/11/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre o simulacro ofensivo, a expressão quimérica. Ele faz uma reflexão sobre a ideia que engana, que procura, a partir da sua criação, falsear a realidade. Há pessoas que criam a invenção mentirosa como intenção do engano.
26/11/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre densidade poética, beleza imensa. Cortella explica que a ideia não é fugir da realidade, mas encontrar algo que amenize e dê forças para enfrenta-la com mais energia.
25/11/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre vida perdida, desprezo repugnante. Ele cita um trecho do livro de poemas Estação Central, do escritor alagoano Lêdo Ivo: Ouve o que te digo: está morto o vivo que esquece os seus mortos...
24/11/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre horizonte distante, desejo ansioso. Cortella nos faz refletir sobre o momento atual. Apesar da ameaça de uma segunda onda da Covid-19, a esperança em uma vacina é cada vez mais forte.
23/11/2020
Mario Sergio Cortella fala sobre escala intrigante, o ciclo espantoso. Ele faz uma reflexão da Ãnfima importância de cada ser quando se compara com o conjunto da vida.