19/03/2021
Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre repouso ansiado, o recuo momentâneo. Tempos, momentos, ocasiões, circunstâncias em que ficamos exaustos em relação ao enfrentamento do que nos cerca, as dificuldades que vem à tona, as dores próprias e por compaixão.
18/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre opção descartável, sugestão invertida. Circunstâncias em que tendo eu algum dever, alguma tarefa, alguma responsabilidade, em vez de executar o que tenho de fazer, passo adiante isso como se fosse tarefa de outra pessoa.
17/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre ocasião possÃvel, a alternativa presente. Há ocasiões em que não enxergamos a porta de saÃda.
16/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre visão perplexa, o momento temido. Cortella destaca que esse momento temido não era necessariamente imprevisÃvel. Ele acrescenta a necessidade de pensar, rever e meditar sobre o que fizemos e o que deixamos de fazer.
15/03/2021
Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre verificação futura, a comprovação decisiva. Comentarista destaca que o tempo tem um poder de maestria grande. Ou seja, as pessoas, em grande medida, acabam se convencendo de algo que, em um primeiro momento, fica fora de sua capacidade de reflexão.
12/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre efeito direto, a consequência esperada. Nenhum ato, nenhuma ação, nenhum caminho acaba sendo absolutamente sem consequência. Tudo aquilo que fazemos, em qualquer lugar, em algum momento, em alguma dimensão, produz algum tipo de efeito.
11/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre limite final, a ocasião inadiável. Há uma ocasião em que não é mais adiável a solução. Cortella acrescenta que esse decidir pelo lado bom ou aderir pelo lado mau é algo que está ligado à consciência, humanidade e liberdade.
10/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre parceria malévola, o uso abusado. O uso que ao ser feito, indica, sugere, um abuso. Há algumas parcerias malévolas que acabam por se revelar, na consequência, a sua forma negativa de junção.
09/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre silêncio revelador, a face desoculta. A face desoculta se revela mesmo que a pessoa não deseje. O silêncio revelador é um modo de emudecimento que indica vergonha ou absoluta falta de vergonha.
05/03/2021
Mario Sergio Cortella fala sobre comparação risÃvel, o paralelo marcante. Ele faz uma reflexão entre o homem e o cachorro. Em geral, a comparação não deixa de ter o seu encanto como, em vários momentos, sua pertinência.