Podcast CBN

Tema da liberdade é marcado por discursos enganosos

21/09/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre discurso enganoso, o logro repetido. Algo que se anuncia, mas que, não necessariamente a pessoa que o faz tem crença naquilo. L. Borne escreveu: Nos nossos dias, os tiranos são os mais perigosos pregadores da liberdade

A verdade vem à tona em algum momento

20/09/2021

Professor Cortella faz uma reflexão sobre a nitidez progressiva; a penumbra recusada. Em muitos momentos, tentamos compreender o que é verdadeiro e o que está por trás daquilo que é obscuro. Sobre isso, o filósofo Sêneca, nascido no Império Romano, escreveu: o tempo revela a verdade.

Os hipócritas são como sepulcros caiados

17/09/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre dissimulação indecente, o disfarce passageiro. Situações em que se busca dar um ar cosmético a uma circunstância, colocando do lado de fora algo que esconde o que pelo lado interno está.

Profissional Nexialista: conectando diferentes competências

16/09/2021

CONTEÚDO DE MARCA - Neste episódio, Renata Flores conversa com o professor doutor José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, sobre o profissional nexialista. Quem é ele, quais suas habilidades e como o Instituto Mauá desenvolve esse perfil em seus alunos.

Os efeitos desastrosos de uma mentira multiplicada

16/09/2021

Professor Cortella reflete sobre a mentira duplicada, o equívoco repartido. Quando algo tem um erro como um ponto inicial, a correção desse mesmo erro fica muito mais difícil. Sobre isso, o poeta inglês George Herbert escreveu: nunca vale a pena mentir: um erro que precise de uma mentira, acaba precisando de duas.

Por que os políticos não são transparentes

15/09/2021

Mário Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre entrega utilitária, o desnudamento parcial. Ele cita o político e pensador Philip Chesterfield, que um dia escreveu: Existem certas ocasiões em que um homem tem de revelar metade do seu segredo para manter oculto o resto.

A dissimulação para esconder o vazio interior

14/09/2021

Mário Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre presença ausente, o oco moral. Comentarista fala sobre pessoas que são marcadas por um vazio interior, com rarefação de boas ideias e boas virtudes. Não tendo o que apresentar, elas são ruidosas. Eric Hoffer um dia escreveu: as nossas maiores dissimulações são desenvolvidas não para esconder o que há de ruim e feio em nós, mas o nosso vazio. A coisa mais difícil de esconder é aquilo que não existe.

A importância do trabalho honesto

13/09/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre a ação honrada, o esforço relevante. Enquanto algumas pessoas têm a vida marcada pelo trabalho honesto, outras apenas simulam que trabalham, ou se aproveitam do que os outros fazem. A questão é assunto de uma obra de Hesíodo, poeta grego do século VIII antes de Cristo.

Obras, ações, trabalhos...esquecíveis

10/09/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre expressão sucinta, a linguagem telegráfica. Cada vez mais, as obras são fragmentadas e esquecíveis.

Os danos provocados pelo conformismo

09/09/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre conformismo danoso, a postura subserviente. A reflexão é sobre o conformismo que traz como consequência o dano.