Podcast CBN

O repouso temporário diante da exaustão

19/03/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre repouso ansiado, o recuo momentâneo. Tempos, momentos, ocasiões, circunstâncias em que ficamos exaustos em relação ao enfrentamento do que nos cerca, as dificuldades que vem à tona, as dores próprias e por compaixão.

Repassar a responsabilidade não pode ser uma alternativa

18/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre opção descartável, sugestão invertida. Circunstâncias em que tendo eu algum dever, alguma tarefa, alguma responsabilidade, em vez de executar o que tenho de fazer, passo adiante isso como se fosse tarefa de outra pessoa.

Sempre há uma porta aberta para a solução dos problemas

17/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ocasião possível, a alternativa presente. Há ocasiões em que não enxergamos a porta de saída.

Indesejável, sem dúvida, mas jamais imprevisível

16/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre visão perplexa, o momento temido. Cortella destaca que esse momento temido não era necessariamente imprevisível. Ele acrescenta a necessidade de pensar, rever e meditar sobre o que fizemos e o que deixamos de fazer.

O tempo convence mais pessoas que a razão

15/03/2021

Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre verificação futura, a comprovação decisiva. Comentarista destaca que o tempo tem um poder de maestria grande. Ou seja, as pessoas, em grande medida, acabam se convencendo de algo que, em um primeiro momento, fica fora de sua capacidade de reflexão.

As ações e suas consequências

12/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre efeito direto, a consequência esperada. Nenhum ato, nenhuma ação, nenhum caminho acaba sendo absolutamente sem consequência. Tudo aquilo que fazemos, em qualquer lugar, em algum momento, em alguma dimensão, produz algum tipo de efeito.

Os conflitos entre a verdade e a mentira

11/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre limite final, a ocasião inadiável. Há uma ocasião em que não é mais adiável a solução. Cortella acrescenta que esse decidir pelo lado bom ou aderir pelo lado mau é algo que está ligado à consciência, humanidade e liberdade.

Não é autor do crime apenas o que executou diretamente

10/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre parceria malévola, o uso abusado. O uso que ao ser feito, indica, sugere, um abuso. Há algumas parcerias malévolas que acabam por se revelar, na consequência, a sua forma negativa de junção.

O silêncio pode revelar muita coisa

09/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre silêncio revelador, a face desoculta. A face desoculta se revela mesmo que a pessoa não deseje. O silêncio revelador é um modo de emudecimento que indica vergonha ou absoluta falta de vergonha.

Uma comparação risível, mas não necessariamente descartável

05/03/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre comparação risível, o paralelo marcante. Ele faz uma reflexão entre o homem e o cachorro. Em geral, a comparação não deixa de ter o seu encanto como, em vários momentos, sua pertinência.