Podcast CBN

O deslumbre exige um cuidado redobrado

04/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre sedução temerária, a adesão fácil. Comentarista faz uma reflexão sobre momentos em que ficamos encantados com as facilidades.

Alguns preferem a abstinência à moderação

01/10/2021

Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre postura intrigante, a atitude inusitada. Conduta que em vários momentos nos coloca a preferir aquilo que é mais restritivo do que uma atitude mais ponderada. Isso vale para alimentos, bebidas alcoólicas ou qualquer atividade que, em exagero, pode levar a uma atitude danosa. Alguns preferem nada do que pouco. Ou seja, são incapazes de moderação.

A mesquinharia não pode ser considerada uma virtude

30/09/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre consequência bizarra, o resultado excêntrico. Aquilo que se anuncia como sendo uma virtude, mas que, em última instância, configura um desvio de caráter. Um exemplo concreto são pessoas que tem a mesquinharia como seu prazer. O absurdo da avareza está no fato do avaro viver como um pobre, e morrer rico, escreveu Vittorio Buttafava.

O invejoso torce pela desgraça de quem faz sucesso

29/09/2021

Professor Mario Sergio Cortella convida a uma reflexão sobre a expectativa malévola, o desdém intenso. Algumas pessoas apenas conseguem desejar o mal para quem conquista algum tipo de sucesso. Sobre isso, um autor inglês já havia escrito: A inveja dos estúpidos pelas personalidades brilhantes é sempre aliviada pela suspeita de que estes terão um triste fim

A verdade tem que ser provada

28/09/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre verificação necessária, a constatação requerida. Não basta dizer, é preciso provar, quando a intenção é convencer. Cuidado para não dizer uma verdade improvável, escreveu o médico e escrito britânico Thomas Fuller.

É preciso agir com cautela para sair de uma crise

27/09/2021

Mário Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre avaliação focada, a cautela preparatória. Ele destaca que aquilo que precisa ser lidado não pode ser movido por intempestividade. Muitas vezes é preciso assuntar para resolver. O único modo de escapar ao abismo é observá-lo, e medi-lo, e sondá-lo e descer para dentro dele, escreveu Cesare Pavese.

Não precisamos viver a morte antes da hora

24/09/2021

Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre término antecipado, a tensão procurada. Ele destaca que a nossa finitude é um fato, mas não precisa ser vivido de modo antecipado desnecessariamente. Não queremos o encerramento da nossa existência, mas não é necessário viver o inevitável antes da hora.

A verdade não tem nuances

23/09/2021

Professor Cortella reflete sobre a trilha direta; a direção correta. Mesmo que a verdade não seja compreendida do mesmo modo o tempo todo, ela precisa ter uma trilha direta, sem desvios. Sobre isso, o escritor espanhol Pío Baroja y Nessi já havia dito: a verdade, se existe, não pode ser exagerada; na verdade, não pode haver nuances.

Tripé da Inovação

23/09/2021

CONTEÚDO DE MARCA - Com os desafios atuais do mercado de trabalho e as exigências para um profissional multidisciplinar, podemos afirmar que é quase impossível uma área específica da ciência ? e do conhecimento como um todo ? caminhar sem a contribuição de outras áreas. Neste segundo episódio do podcast Mauá, 60 anos à frente, o professor doutor Marcello Nitz fala sobre o Tripé da Inovação, isto é, a integração de Administração, Design e Engenharia.

A dubiedade sobre a mudança das estações do ano

22/09/2021

Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre expectativa dúbia, a marcha animada. Momentos em que a renovação das nossas percepções, convicções e desejos é muito mais densa. Como, por exemplo, quando alteramos a estação do ano.