Podcast CBN

Só um olhar atento vê além do óbvio

12/03/2020

Mario Sergio Cortella nos convida para buscar outros ângulos de percepção dos pensamentos, das convivências e afetos.

A necessidade do ócio para poder inventar e criar

11/03/2020

Mario Sergio Cortella explica que o ócio é o poder de escolher o que será feito sem obrigatoriedade e marca a condição de sermos criativos.

Drauzio Varella exerce a compaixão na prática e não no discurso

10/03/2020

Mario Sergio Cortella afirma que o fato da presidiária Suzi ter feito algo inadmissível, não retira do médico a capacidade de fazer o bem sem olhar a quem.

A melhor maneira de ficar vulnerável é achar que é invulnerável

10/03/2020

Mario Sergio Cortella alerta para a percepção torta que temos, muitas vezes, de nós mesmos. Afinal de contas, todas as pessoas têm o seu ponto de fragilidade, afirma ele. Por isso, aponta o comentarista, é preciso ter cuidado com a nossa vulnerabilidade.

Ferocidade que a natureza mostra está relacionada ao modo como somos ferozes com ela

09/03/2020

Mario Sergio Cortella comenta sobre a sensação que temos sobre como a natureza tem se mostrado e que muitas vezes comentamos como se fosse uma intencionalidade dela nos prejudicar. Mas precisamos prestar mais atenção ao que fazemos ao nosso próprio planeta.

Artistas são capazes de inventar a beleza

06/03/2020

Mario Sergio Cortella comenta sobre pessoas que são capazes de trazer a beleza através da arquitetura, teatro, cinema e poesia. Ele lembra da obra ?Mar absoluto? de Cecília Meirelles.

Percepção espelhada pode nos enfurecer

05/03/2020

Mario Sergio Cortella comenta sobre a irritação que surge quando enxergamos na conduta do outro algo que reprovamos dentro da gente.

Modéstia inteligente não faz propaganda das virtudes próprias

04/03/2020

Mario Sergio Cortella comenta que a modéstia boa é quando a pessoa consegue divulgar o bem que fizeram a ela, mas não precisa falar nada para ninguém quando é ela quem faz algo pelo outro.

Absurdos na política, na família ou na arte acontecem por que há quem diga sim

02/03/2020

Mario Sergio Cortella comenta os distúrbios que acontecem em circunstâncias mesmo discordantes da ponderação que ainda há alguém que concorde com a situação.

Arrogância assustada é a inversão da surpresa

28/02/2020

Mario Sergio Cortella comenta sobre situações em que uma pessoa chega com uma atitude que vai surpreender e acaba sendo surpreendida.