Podcast CBN

O pânico moral em relação ao corpo

25/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre temor desesperado, o pânico moral. Ele faz uma reflexão sobre moralismo, uma concepção moral exagerada. Cortella explica que há pessoas que tudo que se referem ao corpo ou de outra pessoa acabam caminhando para o temor desesperado de que ali apareça o equivocado.

É preciso refletir para não sucumbir

24/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre convicção fraca, a incerteza débil. Cortella destaca que é preciso refletir sobre aquilo que se acredita e aquilo que não se acredita.

O sentimento de vingança

23/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre perturbação mental, a deficiência moral. Cortella faz uma reflexão sobre o sentimento vingança, que é agradável para algumas pessoas. O desejo de ser ofendido para poder se vingar.

A conduta ética não admite tergiversação

22/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre caminho prioritário ou desvio múltiplo. O caminho correto não tem essa diversidade de modos de ação. Não dá para enxergar na conduta ética tantas nuances.

O bem, o mal e suas consequências...

21/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre aspiração malévola, a intenção diabólica. Aquilo que afasta, que divide, que fragmenta, o que é importante que seja mantido por inteiro. Pessoas que tem a perspectiva de trazer aquilo que é pior possível.

A fé, a boa-fé e a má-fé

18/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre credulidade induzida, a boçalidade voluntária. Comentarista faz uma reflexão de quando a ignorância não é inocência, mas pecado.

Os critérios não podem ser imutáveis

17/06/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre critério inválido ou a validade relativa. Há coisas que não são aceitáveis. Não se pode admitir de uma pessoa aquilo que não é correto, mesmo que se tenha por ela muito amor.

O perigo de ter uma conduta ambígua entre os bons e os maus

16/06/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre atitude ambígua, a prática distorcida. Existem situações em que temos que agir em uma direção, mantendo o prumo no que entendemos correto. No entanto, às vezes há uma ambiguidade na nossa conduta que não pode ser aceita como sendo decente. Vittorio Buttafava, escritor italiano, um dia escreveu: Todos amam os bons, mas os exploram. Todos detestam os maus, mas os temem e lhes obedecem.

Um alerta contra a negociata dos princípios

15/06/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre venalidade expressiva, decência negociada. Ele destaca que existem algumas circunstâncias em que pessoas são capazes de fazer a mercantilização de princípios e valores. Em sua obra Sátiras, Juvenal escreveu: Em Roma, tudo se compra.

Os danos provocados por uma pessoa incompetente no poder

14/06/2021

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre competência ausente, o preparo limitado. Comentarista destaca que chegar ao poder é menos complexo do que o exercício em si. Ele cita Antônio Machado, que disse: tirar a batuta de um maestro é tão fácil quanto difícil é reger com ela a quinta sinfonia de Beethoven.