Podcast CBN

Entendimentos fixos podem acabar se tornando movimentos quase religiosos

18/05/2020

Quando algumas crenças ou noções se tornam praticamente dogmas, podem acabar tornando o raciocínio muito rígido. Sobre a questão, Millôr Fernandes escrveu: Comunismo é uma religião igualzinha às outras. Para quem acredita, não precisa explicação. Para quem não acredita, não adianta explicação.

“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal” Mario Sergio Cortella

Vivemos a falta de valores éticos mais perenes para a coletividade

15/05/2020

Mario Sergio Cortella acredita que evidenciamos com mais clareza a ausência de valores éticos que poderiam nos ajudar a sermos melhores e minorar o sofrimento produzido pela desigualdade social.

A ciência é decisiva para enfrentar crises como a do coronavírus

14/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre a importância de um conhecimento estruturado que seja capaz de nos apoiar em momentos de dificuldade.

Como conviver no confinamento sem perder a liberdade

13/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que conseguem ter uma partilha agradável e uma divisão de tempo com outras pessoas que amenizam o isolamento. Ele ressalta que faz toda a diferença estar a dois com alguém que não nos sufoca.

A transferência da responsabilidade é um escape covarde

12/05/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre pessoas que fazem algo e precisam assumir a responsabilidade e acabam desviando. Ele afirma que é uma forma de escape e ação indecente.

Se há concordância, não se pode reclamar de dano

11/05/2020

Mario Sergio Cortella afirma que não podemos nos omitir diante de ações que podem gerar consequências graves. Ele lembra que ?Quem cala, consente?.

O aumento do interesse por sexo durante a quarentena

08/05/2020

Mario Sergio Cortella comenta que dados estatísticos mostram o aumento do consumo de sites ligados à sexualidade em tempos de recolhimento. Ele cita Millôr Fernandes que diz que é completamente incompreensível o interesse pelo sexo depois de milhares de ano de uso.

A quarentena nos ensina sobre acumulação e excesso em casa

07/05/2020

Mario Sergio Cortella afirma que, nesse momento em que temos que nos recolher, percebemos que temos mais coisas que necessitamos.

A importância da Ciência para a humanidade

06/05/2020

Mario Sergio Cortella fala que a ciência ajuda a proteger a vida humana e faz com q a nossa existência não perca a vitalidade.

Uma balada a Mário Quintana

05/05/2020

Mario Sergio Cortella faz uma homenagem para o poeta Mário Quintana, que morreu há 26 anos, e cita o escritor mineiro Paulo Mendes Campos que homenageou Quintana ainda em vida.