Podcast CBN

A ascendência imunda

18/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre origem espúria, a derivação imunda. Comentarista faz uma reflexão sobre o que é obtido como fonte ou resultado que tem o imundo como marca.

“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal” Mario Sergio Cortella

O custo coletivo do desperdício

17/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre desperdício notório, a inutilidade onerosa. Comentarista faz reflexão sobre coisas que não são necessárias, que configuram desperdício e saem caro.

O rosto não revela o caráter

16/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre rosto acobertado, o critério escondido. Comentarista faz uma reflexão sobre critérios para distinguir os bons dos maus. A tristeza em situações em que se é enganado.

A constatação do óbvio

15/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre constatação evidente, o conhecimento óbvio. Comentarista cita trecho da obra Dicionário do Diabo, do escritor e jornalista americano Ambrose Bierce.

A inocência poética que nos encanta

12/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre poética singela, a arte tocante. Pessoas que são capazes de produzir o simples que emociona.

O arrependimento é um sinal de nobreza

11/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre decoro desejado, o embaraço sincero. Comentarista faz uma reflexão sobre sermos capazes de reconhecer os erros.

Os cuidados para não ser iludido pela aparência do bem

10/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre simulacro moral, o desvio escondido. Aquilo que sendo mera aparência não é de fato o que aparenta ser. Comentarista destaca que é necessário ficar alerta para o que é apenas aparência.

A fertilização do ódio

09/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ódio presente, a memória recorrente. O ódio que se apresenta se refaz e faz mal.

O bom de bico

08/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre aparência enganosa, a dissimulação verbal. Comentarista faz reflexão dos danos provocados pelos bons de lábia, que não praticam o que dizem.

A paixão altera o raciocínio

05/11/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre raciocínio alterado, a paixão perturbadora. A paixão é a suspensão temporária do juízo.