Podcast CBN

Ler bem para agir melhor

17/07/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre presença contributiva. ?Ler bem é uma das coisas que nos auxilia nisso?. Cortella destaca que a leitura como diversão também é importante, mas a leitura como maneira de formação, como caminho para o autoconhecimento é algo bastante importante.

“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal” Mario Sergio Cortella

O uso conveniente das liberdades para dinamitar a democracia

15/07/2020

Mario Sergio Cortella fala do uso conveniente, o aproveitamento indecente. Aqueles que não creem na liberdade democrática muitas vezes usam essa liberdade para fazer uma ação que é liberticida.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade são valores humanos fortíssimos

14/07/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre virtudes cidadãs?. Cortella destaca o 14 de julho, Dia Nacional da Queda da Bastilha, na França, lembrado em todo tempo como sendo simbolicamente o momento do início da Revolução Francesa, em 1789. Cortella destaca que a Revolução Francesa trouxe no século XVIII algo muito especial, a percepção de quem vive em uma nação ser chamado de cidadão e cidadã, termos que servem para caracterizar o lugar de alguém em uma sociedade.

Muitos acontecimentos da vida real são mais inverossímeis que na ficção

13/07/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre roteiro intrincado. A realidade obscura coisas que a gente vê, ouve e lê no noticiário que parecem ficção. É algo inacreditável.

Quem não se obriga a pensar não cria

10/07/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre a redundância confortável, a rarefação mental. Pessoas que desejam o tempo todo não ter de meditar, refletir, pensar, decidir. Gente que aprecia mais do mesmo.

Pandemia mostra que precisamos ser humildes e que não somos insubstituíveis

09/07/2020

Mario Sergio Cortella destaca a importância da humildade diante de situações desconhecidas. Segundo ele, no entanto, isso não significa subserviência, e sim a percepção de que somos muito, mas não somos tudo.

Os covardes duram mais, mas vivem menos

08/07/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre presença reduzida, vida banalizada. Pessoas que passam pela existência, não deixam nenhum tipo de marca positiva, não deixam uma lembrança boa. Cortella explica que durar é diferente de existir. Durar mais na vida é muito diverso de viver mais. A covardia está em não agir quando é necessário.

A mídia ajuda a nação a se conhecer melhor

07/07/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre autoconhecimento necessário, consciência urgente. Há uma consciência de nós que a mídia pode nos auxiliar. Cortella acrescenta que quando nós tivermos essa possibilidade mais fortemente, nossa ação será mais exitosa.

O desinteresse consciente para não ter de pensar ou escolher

06/07/2020

Mario Sergio Cortella fala sobre vedação consciente, a escolha bloqueada. Tudo para não fazer escolhas. ?Não sei e não quero saber?.

É preciso ter consciência da pequenez do ser humano

03/07/2020

Em sua obra Os Lusíadas, Luís de Camões já se referia ao ser humano como um bicho da terra tão pequeno. O professor Mario Sergio Cortella destaca que essa pequenez fica ainda mais evidente diante de uma pandemia. Por isso, é importante recusar a antropolatria, que é a tendência a idolatrar a própria espécie humana.