Podcast CBN

Sensação de que somos infinitamente pequenos, mas somos também infinitamente grandes

13/07/2022

Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre as imagens divulgadas pelo maior telescópio espacial já lançado pela ciência, o James Webb. As imagens mostram o quanto a vida humana é um pedaço da vida existente?

“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal” Mario Sergio Cortella

5G estreia no Brasil: desejo pela tecnologia de um lado e sensação de atraso do outro

06/07/2022

Mario Sergio Cortella fala sobre a chegada no 5G no Brasil, o descompasso tecnológico e a desigualdade de acesso no Brasil. É vergonhoso que a gente caminhe deixando para trás pessoas que precisam de especialização e informação.

Admiração e diminuição: dupla possibilidade que convive em festas caipiras até hoje

29/06/2022

Mario Sergio Cortella fala sobre o Dia de São Pedro e o estereótipo do homem caipira. O comentarista destaca que hoje essas representações têm mudado: é mais do que especial que a gente seja capaz de preservar nossas alegrias sem produzir nenhum tipo de desmerecimento ou ofensa a qualquer pessoa.

Idosa chora ao vivo ao falar de fome e emociona repórter

22/06/2022

Mario Sergio Cortella fala sobre a fome que atinge milhões de pessoas no Brasil. Ele menciona o vídeo de uma idosa que chorou ao falar sobre a fome e emocionou a repórter da Globo e os telespectadores. Infelizmente a expressão morrer de fome não é apenas uma hipérbole, diz o comentarista.

Máquinas podem ter consciência?

15/06/2022

Mario Sergio Cortella repercute o afastamento de um engenheiro do Google, que divulgou que a inteligência artificial da empresa tinha tomado consciência. No campo da filosofia, a gente fica com pé atrás, porque essa autonomia é a possibilidade de tendo consciência haver também uma independência indesejada, aponta Cortella.

Reduflação é ilusão intencional que afeta diretamente o consumidor

08/06/2022

Mario Sergio Cortella fala sobre a economia popular e a reduflação, que é o processo em que as embalagens de produtos diminuem em tamanho ou quantidade, enquanto o preço se mantém o mesmo ou aumenta: uma prática dissimulatória.

Quem há de vigiar o vigia?

01/06/2022

Mário Sergio Cortella reflete sobre a implementação de câmeras nas fardas da Polícia Militar. Vigiar não é uma questão de desconfiança imediata, é uma garantia de que o caminho certo será trilhado e, se não for, será detectado, aponta ele. Cortella destaca a redução da letalidade policial e também de policiais mortos em serviço em São Paulo, após a implementação das câmeras: é um garantidor para o próprio agente da lei.

O princípio da gratuidade tem vigência nas grandes democracias e Repúblicas

25/05/2022

Mario Sergio Cortella fala sobre o projeto de lei que está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e que prevê a cobrança de mensalidade em universidades públicas. Um caminho entortado. Comentarista destaca que uma universidade não é só função ensino, mas também a área de pesquisa e prestação de serviço. ?Fazer com que o público tenha marcas de privacidade e de privatização é distorcer um pouco um princípio que não pode ser colocado dessa maneira.

Lei Seca precisa mudar de nome e ficar mais forte

18/05/2022

Mario Sergio Cortella fala sobre as possíveis alterações na Lei Seca, discutidas pelo STF. O comentarista defende que a lei poderia ser nomeada Lei da Sobriedade Responsável, e que deveria ficar mais forte para não marcar uma conduta leviana em relação ao uso de álcool e direção.

É preciso que a gente deixe de lado o preconceito em relação a faixa etária superior das pessoas

11/05/2022

Mario Sergio Cortella comenta a PEC que aumenta, de 65 para 70 anos, o limite de idade para indicação de ministros de tribunais superiores no país. O comentarista aproveita para discorrer sobre o etarismo: a ideia da idade colocada como aquela que também qualifica para uma participação direta. Essa medida é necessária, embora possa ter, sem dúvidas, algum viés de interesse, diz o comentarista.