Podcast CBN

O perigo de quem se supõe invulnerável

18/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre falha terrível, a lacuna expressiva. Pessoas que supõem que são invulneráveis, que não são capazes de equívoco, que imaginam que tudo que fazem está na direção certa e não admitem nenhum tipo de contraposição.

“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal” Mario Sergio Cortella

A docência e o malabarismo em meio à pandemia

15/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre docência comprometida, o reconhecimento emergencial. Ele destaca que o trabalho do professor ganhou relevância maior durante a pandemia.

As alcunhas merecidas

14/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre justiça indireta, a denominação certeira. Quando alguém é apelidado de modo pejorativo. Comentarista destaca que a alcunha, em algumas situações, é até merecida.

Os problemas não devem ser escondidos

13/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre foco direto, o alvo nítido. Comentarista faz uma reflexão da precisão analítica, tocar o problema com a agulha.

Postergar a infância para afastar os julgamentos da adolescência

12/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre infância postergada, período turbulento. No Dia das Crianças, comentarista faz uma reflexão sobre a adolescência. Ele destaca os julgamentos recíprocos que a adolescência traz à tona.

O que você deseja na vida?

11/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre advertência divina, a sentença difícil. Comentarista faz uma análise sobre felicidade e poder. Há uma relativização em relação às percepções.

Temos que prestar atenção para não nos afogarmos no tempo

08/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre tempo perdido, o momento extraviado. Pessoas que acabam perdendo tempo em circunstâncias de recolhimento. O tempo tem que ser preservado.

A prudência destruidora

07/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre ocasião propícia, a demora lesiva. Quando passada a hora é difícil reconstituir aquilo que precisa permanecer na integridade. Comentarista faz uma reflexão sobre a prudência destruidora, que tanto reflete e falha. Tarda e deixa de fazer o que é necessário fazer.

A necessidade da autocrítica

06/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre autocritica inédita, a percepção plural. Pessoas que são capazes de se perceber de um modo ampliado e inclusive notarem a importância da sua desimportância e, especialmente, a importância de serem de outro modo.

A subserviência utilitária

05/10/2021

Mario Sergio Cortella fala sobre concordância insensata, o disparate cativante. Comentarista faz uma reflexão sobre pessoas que aderem ao que é absolutamente estapafúrdio em nome daquilo que as beneficia.